Critérios de avaliação

por Portal FEQ
Publicado: 08/10/2019 - 00:00
Última modificação: 18/08/2022 - 10:43

As avaliações serão feitas baseadas no capítulo II, título VII da resolução nº 46/2022 do Conselho de Graduação. No que concerne à avaliação da aprendizagem, serão atribuídos a cada disciplina 100 pontos em números inteiros e, no mínimo, em duas oportunidades diferentes. Para ser aprovado o aluno deverá alcançar o mínimo de 60 pontos na soma das notas de aproveitamento e, o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e outras atividades curriculares desenvolvidas.

 

Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular.

§ 1º Os planos de ensino devem prever atividade(s) avaliativa(s) de recuperação de aprendizagem.

§ 2º Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão.


Os procedimentos de avaliação devem incluir, respeitando a especificidade de cada disciplina, os seguintes instrumentos:

- Provas escritas ou orais;
- Relatórios de aulas práticas de laboratório;
- Apresentação de seminários;
- Elaboração de projetos;
- Defesa de trabalhos individuais ou em grupo;
- Relatórios de visitas de estudos;
- Monografias;
- Análise de artigos.

Nas disciplinas da Engenharia de Alimentos que envolvam a parte prática, principalmente as de laboratório, o sistema de avaliação é realizado continuamente com a entrega de relatórios individuais ou em grupos. Em disciplinas teóricas, o Colegiado do Curso recomenda avaliações que utilizem também a realização de seminários, debates e outros tipos de discussão, para que os alunos possam exercitar a criatividade e melhorar a expressão oral.

Desta forma, os docentes podem realizar as avaliações buscando aliar métodos quantitativos aos qualitativos, gerando os números necessários para cada disciplina, mas não deixando de lado o incentivo e suporte ao discente. Avaliações regulares permitem analisar a regularidade e permitir um acompanhamento específico de seu desempenho, ampliando e forçando positivamente a compreensão dos mais regulares e reforçando ou alterando o método para os menos regulares. Assim, podemos contornar as inadequações dos métodos avaliativos meramente decorativos e atingir o real objetivo de confirmar a assimilação dos tópicos lecionados.

Data da última atualização: 18/08/2022.