PFC - Projeto Final de Curso

Publicado: 08/10/2019 - 00:00
Última modificação: 26/06/2023 - 10:24
Público-alvo:

O Projeto Final de Curso (PFC) é o componente curricular que deve demonstrar a capacidade de articulação das competências inerentes à formação do engenheiro. No âmbito da UFU, o PFC constitui um componente curricular análogo ao denominado “Trabalho de Conclusão de Curso” e é definido como um tipo de atividade acadêmica orientada que desenvolve de modo sistemático um tema específico, não necessariamente inédito, registrado por escrito ou por meio de diferentes linguagens de modo a revelar revisão bibliográfica, reflexão, interpretação e rigor técnico-científico. Os objetivos do PFC são: estimular a capacidade investigativa e produtiva e contribuir para a formação básica, profissional e científica do graduando.

Na Engenharia de Alimentos o PFC tem como foco a redação do trabalho, abordando de maneira detalhada a estrutura do mesmo, buscando desenvolver e fortalecer no aluno a capacidade de análise e de síntese e propondo o desenvolvimento de um trabalho preferencialmente multidisciplinar, como uma forma de consolidar os conhecimentos adquiridos durante o curso. Por isso, o PFC deverá ser realizado individualmente, visando o desenvolvimento pessoal do aluno de forma autônoma para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação, que o mesmo seja incentivado/orientado na busca de soluções para problemas da Engenharia de Alimentos.

Requisitos:

- Para se matricular na disciplina "Projeto Final de Curso" o discente precisa ter integralizado, no mínimo, 2.955 h em disciplinas.

Orientações:

Legal document - Free business and finance icons Regulamento de Projeto Final de Curso

Imagens de Stack Of Books Icon – Explore Fotografias do Stock, Vetores e  Vídeos de 68,290 | Adobe Stock Confira aqui os TCCs e PFCs já defendidos no Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos e publicados no Repositório Institucional da Biblioteca da UFU.

* Os estudantes inscritos na versão 2017/1 do currículo do curso, naturalmente estão sujeitos à versão anterior do Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (Resolução nº 1/2019 do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos).