Curso

Curso de Graduação em Engenharia Química

por Portal FEQ
Publicado: 08/10/2019 - 00:00
Última modificação: 09/06/2020 - 12:19
Sobre o curso: 

O curso de Engenharia Química iniciou as suas atividades no ano de 1965, quando foi fundada a Escola Federal de Engenharia de Uberlândia. Com a criação da Universidade e sua federalização em 1977, o curso integrou-se à nova estrutura sofrendo sua primeira reforma curricular. Em 1969, formou-se a primeira turma e, desde então, já foram graduados mais de 1000 engenheiros químicos. Em 1970, o curso foi reconhecido pelo Decreto-Lei nº 67597, de 18 de novembro de 1970. O objetivo do Curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia é formar profissionais com alta qualificação técnica, humana e cidadã. Durante o curso busca-se proporcionar ao estudante uma formação ampla e multidisciplinar, fundamentada em sólido conhecimento em ciências básicas (Matemática, Física e Química), ciências da Engenharia Química (Termodinâmica, Fenômenos de Transporte, Cinética Química, Cálculo de Reatores e Bioquímica) e em disciplinas de formação profissional específica (Operações Unitárias, Modelagem e Simulação de Processos, Controle de Processos Químicos e Projeto de Processos da Indústria Química). Tal formação lhe permite atuar em vários setores, bem como contribui para o desenvolvimento de seu senso de responsabilidade, criatividade, atuação consciente, iniciativa e agilidade para aprofundar seus conhecimentos científicos.

Perfil profissional: 

O objetivo do Curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia é formar profissionais com alta qualificação técnica, humana e cidadã. Durante o curso busca-se proporcionar ao estudante uma formação ampla e multidisciplinar, fundamentada em sólido conhecimento em ciências básicas (Matemática, Física e Química), ciências da Engenharia Química (Termodinâmica, Fenômenos de Transporte, Cinética Química, Cálculo de Reatores e Bioquímica) e em disciplinas de formação profissional específica (Operações Unitárias, Modelagem e Simulação de Processos, Controle de Processos Químicos e Projeto de Processos da Indústria Química). Tal formação permite ao egresso atuar em vários setores, bem como contribuir para o desenvolvimento de senso de responsabilidade, criatividade, atuação consciente, iniciativa e agilidade para aprofundar seus conhecimentos científicos.

Perfil do ingressante: 

O curso de Graduação em Engenharia Química tem como perfil desejado do egresso o(a) engenheiro(a), com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado(a) a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade em um mercado globalizado.

Habilitação: 
Bacharelado
Regime acadêmico: 
Semestral
Turno de oferta: 
Integral
Duração: 
5 anos (integral)
Prazo mínimo: 
10 semestres
Prazo máximo: 
15 semestres
Número de vagas oferecidas: 
45
Coordenador(a): Érika Ohta Watanabe
+55 34 3230-9539
Secretaria Geral
Edmilson Ribeiro
+55 34 3239-4142
Horário de atendimento: 
Segunda a sexta-feira - 7h30 às 11h00 e 13h00 às 17h00
Endereço: 
Campus Santa Mônica - Bloco 1K - Sala 1K212
Av. João Naves de Ávila - 2121 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38400-902