Acontece

Plano de Qualificação dos Servidores da FEQUI para o quadriênio de 2022 a 2026

por Silvino Joaquim Corrêa
Publicado: 22/07/2022 - 15:51
Última modificação: 22/07/2022 - 15:51

A Faculdade de Engenharia Química (FEQUI), criada como Unidade Acadêmica em dezembro de 1999, atualmente engloba os cursos de Graduação em Engenharia Química, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (Mestrado e Doutorado) no Campus UFU – Santa Mônica em Uberlândia, e o curso de Graduação em Engenharia de Alimentos e Programa de Pós Graduação em Engenharia de Alimentos (Mestrado), no Campus UFU – Patos de Minas, o que a torna uma unidade ampla e constituída por uma gama de servidores docentes e técnicos administrativos com formações, qualificações e experiências profissionais diversas. Para tal, de modo a continuar cumprindo seus objetivos de produzir, sistematizar e transmitir conhecimentos de qualidade para os atuais e futuros discentes de seus cursos e programas de pós-graduação, torna-se imperativo que a FEQUI tenha como política interna a contínua qualificação de seu corpo docente e técnico-administrativo. Atualmente, a FEQUI conta com 100% de seus docentes efetivos com titulação de doutorado, sendo que 43,48 % desses docentes também possuem pós-doutorado (dos quais 60% em instituições nacionais e os demais 40% em instituições de renome ao redor do mundo). Quanto aos servidores técnicos-administrativos, atualmente tem-se seguinte distribuição: 5,56% com ensino médio, 16,67% com graduação, 22,22% com especialização, 22,22% com mestrado e 33,33% com doutorado. Dessa maneira, por mais que os números representem um bom nível de formação de seus servidores, a Faculdade de Engenharia Química continua com a política de incentivar e dar condições que permitam aos mesmos melhorar ainda mais sua qualificação profissional. Assim, o objetivo deste Plano de Qualificação de Unidade (PQU) é apresentar o planejamento da FEQUI relativo as previsões de afastamentos e licenças para capacitação ao longo do Quadriênio 2022-2026, além de apresentar o histórico de qualificação dos servidores da unidade, metas anuais e plurianuais a serem atingidas com o plano de qualificação, critérios de seleção adotados pela Unidade e relação da previsão dos servidores docentes e técnicos administrativos a serem qualificados anualmente.