Laboratório

Laboratório Multiusuário em Energias Renováveis

LAMER
por Édio Alves
Publicado: 27/12/2019 - 10:28
Última modificação: 02/05/2022 - 16:53

O Laboratório Multiusuário em Energias Renováveis (LAMER)  está disponível para toda a comunidade UFU, bem como para usuários externos. Técnicos ficam disponíveis para operar os equipamentos.

 

Espectrômetro de Fluorescência de Raio-X (FRX)

 

A espectrometria de fluorescência de raios X (FRX) é uma técnica que permite identificar os elementos químicos (Z > 11) presentes em uma amostra, assim como estabelecer a proporção em que cada elemento se encontra presente. Isso é possível através da emissão de raios-X. Os raios emitidos incidem no material e provocam a ionização dos átomos. Estes, ao se estabilizarem, produzem radiações características permitindo a identificação e quantificação dos elementos presentes no material.

Usada frequentemente em amostras minerais, rochas, solos, sedimentos e produtos industriais, a espectrometria de FRX é uma técnica rápida, precisa e de alta sensibilidade. O LAMER conta com equipamentos para o preparo das amostras (clique aqui).

Análises disponíveis:

  • Análise química quantitativa de dez óxidos maiores (SO3, SiO2, Al2O3, Fe2O3, CaO, MgO, K2O, Na2O, TiO2, MnO e P2O5) e

  • Análise semi-quantitativa .

O Laboratório Multiusuário em Energias Renováveis conta com um espectrômetro de Fluorescência de Raio-X da marca Bruker modelo S8 Tiger (Figura 1).

 

Figura 1 - FRX marca Bruker modelo S8 Tiger.

 

 

Pirólise acoplada à cromatografia à gás/espectrometria de massas (Py-GC/MS)

 

 

A pirólise acoplada à cromatografia à gás/espectrometria de massas (Py-GC/MS) é uma técnica analítica destrutiva que permite a caracterização de materiais orgânicos pela degradação térmica da amostra em atmosfera inerte. A amostra é aquecida quase instantaneamente a temperaturas na faixa de 100-800 °C sob atmosfera inerte. Na faixa de 100-300 °C, ocorre a volatilização dos compostos voláteis de baixo peso molecular, enquanto em temperaturas mais altas ocorre a decomposição térmica das ligações químicas e forma-se uma mistura de produtos da pirólise. Os produtos da pirólise são então separados e detectados pelo sistema GC/MS. O perfil cromatográfico resultante pode fornecer informações qualitativas e quantitativas sobre a composição da amostra original. A técnica é capaz de caracterizar materiais, tanto naturais quanto sintéticos, em uma ampla faixa de peso molecular. Tem como principais vantagens a necessidade de pequenas quantidades de amostra, bem como a possibilidade de realizar a análise em amostras sólidas, sem nenhum pré-tratamento.

O Laboratório Multiusuário em Energias Renováveis conta com um pirolisador da marca Frontier modelo EGA/PY-3030D acoplado ao GCMS da marca Shimadzu modelo QP-2020 NX (Figura 2).

 

Figura 2 - Pirolisador da marca Frontier modelo EGA/PY-3030D acoplado ao GCMS da marca Shimadzu modelo QP-2020 NX.

 

 

Analisador de partículas CAMSIZER P4

 

 

O analisador de partículas CAMSIZER P4 é um equipamento de laboratório usado para a caracterização de materiais granulares secos e de fluxo livre. Permite a medição simultânea da distribuição de tamanho e do formato das partículas. Utilizando-se do processamento de imagem digital por um sistema de duas câmeras, é possível fazer a medição de sólidos na faixa de 20 um a 30 mm. A calha de alimentação controlada por software transporta a amostra para a zona de medição, garantindo uma alimentação uniforme da amostra.
O fluxo de partículas passa por uma fonte de luz de LED planar ultrabrilhante; as projeções de sombra resultantes são capturadas e avaliadas pelo sistema de câmeras. As partículas caem livremente durante a análise, sendo um procedimento livre de contato e não destrutivo. O CAMSIZER P4 fornece uma variedade de parâmetros de tamanho e forma diferentes para cada partícula detectada. A análise de centenas de milhares ou mesmo milhões de partículas individuais garante resultados com alta confiabilidade estatística. 

Exemplos de aplicação: Areia, catalisadores, carvão/coque, abrasivos, materiais de construção, pellets farmacêuticos, vidros/cerâmicas, fertilizantes, polímeros, sal/açúcar, materiais refratários, lascas de madeira, café, etc.

O Laboratório Multiusuário em Energias Renováveis conta com um analisador de partículas da marca Retsch modelo Camsizer P4 (Figura 3).

 

Figura 3 - Analisador de partículas da marca Retsch modelo Camsizer P4.

 

Horário de atendimento: 
De segunda a sexta-feira: das 08:00 às 12:00 hs e das 13:30 às 17:00 hs
Coordenador(a): Cláudio Roberto Duarte
Técnico(a) responsável: Rafael Ramos Heilbuth
+55 34 3230-9542
+55 34 3239-4188
Endereço: 
Campus Santa Mônica - Bloco 1ZA - Sala 1ZA 105
Av. João Naves de Ávila - 2121 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38400-902