Curso de Graduação Engenharia de Alimentos

Publicado: 08/10/2019 - 00:00
Última modificação: 23/04/2024 - 13:36
Sobre o curso:

O Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos da UFU visa preparar profissionais para atuar em vários setores da área de alimentos, de forma que possam atuar como engenheiros de projeto, de processos e de produção, no desenvolvimento e aperfeiçoamento de novos processos e produtos, na garantia da qualidade, na segurança alimentar, em vendas técnicas, em órgãos de fomento, de pesquisa, entre outras atividades. Além da formação científica e tecnológica, pretende-se que o profissional seja capaz de avaliar as conseqüências de suas ações sobre a qualidade de vida da comunidade. Deseja-se que esta postura seja enfatizada principalmente nos aspectos que dizem respeito à preservação do meio ambiente.

A profissão de Engenheiro de Alimentos começou a figurar no mercado de trabalho brasileiro na década de 70, com pequena inserção devido à escassez de profissionais. Com o passar dos anos esse cenário mudou e hoje o engenheiro de alimentos está cada vez mais atuante no setor industrial, participando desde o cultivo da matéria-prima até a comercialização do produto final. Com a crescente demanda por produtos diferenciados de alimentação, tornou-se necessário aprimorar cada vez mais a formação desses profissionais. Pensando nisso, a Universidade Federal de Uberlândia criou, no dia 15 de setembro de 2010, o curso de Engenharia de Alimentos no campus Patos de Minas, sob responsabilidade da Faculdade de Engenharia Química. Em meados de fevereiro de 2011 iniciaram-se as aulas da primeira turma. Hoje, o curso conta com docentes e técnicos qualificados, vindos de diversas universidades do país, além de pesquisa científica em diversas áreas.

Salary Icon Blue - Facebook Video Icon Png, Transparent Png - kindpng O que é Engenharia de Alimentos?

Perfil profissional:

O profissional formado no Curso de Engenharia de Alimentos da UFU deverá, em primeiro lugar, apresentar uma formação sólida e generalista dos princípios e teorias da Engenharia de Alimentos. O aluno deve ser motivado, durante o curso de graduação, a buscar uma formação ampla e multidisciplinar, fundamentada em sólido conhecimento das ciências básicas (Matemática, Física e Química), ciências exatas (Termodinâmica, Operações Unitárias, Fenômenos de Transporte), ciências biológicas (Microbiologia, Microbiologia de Alimentos, Bioquímica) e ciências de alimentos (Tecnologia de carnes, leites e vegetais, Conservação de alimentos, Nutrição, Embalagem para alimentos).

Habilitação:
Bacharelado
Regime acadêmico:
Semestral
Turno de oferta:
Integral
Duração:
5 anos
Prazo mínimo:
5 anos
Prazo máximo:
7,5 anos
Número de vagas oferecidas:
30 vagas semestrais
Resultado das avaliações do MEC:
Horário de atendimento:
de 7 às 12 h e de 13h30 às 16h30.
Coordenador(a): Carla Zanella Guidini
Secretaria
Diego de Sousa Bernardes
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, de 7 h às 12 h e de 13h30 às 16h30.
Endereço:
Campus Patos de Minas - Sala G414, Bloco G