Serviço

Monitorias

by Portal FEQ
Published: 08/10/2019 - 00:00
Last modification: 26/05/2020 - 14:24
Público-alvo: 
Curso: 

Conforme estabelecido na Resolução No 15/2011 do Conselho de Graduação, a monitoria é uma atividade pedagógica oferecida ao discente regularmente matriculado em curso de graduação, cujos objetivos são:

  1. desenvolver, no discente, o interesse pela carreira do magistério superior; e
  2. proporcionar a cooperação entre o corpo discente e o corpo docente em benefício da qualidade do ensino ministrado pela UFU.

 

As vagas de monitoria serão destinadas as disciplinas relativas à parte específica do currículo de um curso de graduação, e as disciplinas relativas ao ciclo comum e oferecidas simultaneamente a mais de um curso de graduação. A admissão de monitores será feita mediante processo seletivo dirigido pela Coordenação de Curso, com relação às disciplinas pertencentes à parte específica do currículo, e pela Diretoria de Unidade Acadêmica, com relação àquelas oferecidas para o ciclo comum.

O cadastro da monitoria deve ser feito pelo próprio discente via SISGRAD (www.sisgrad.prograd.ufu.br). Após acesso, o discente deve localizar o menu “Monitorias” na barra superior e clicar em “Nova Monitoria”. O relatório final é o único requisito para certificação da monitoria solicitado pela PROGRAD. O modelo do documento está disponível em https://www.prograd.ufu.br/monitorias, anexado em “Documentos”. As informações de cadastro contidas no relatório devem ser as mesmas cadastradas no SISGRAD. O documento deve ser assinado pelo(a) monitor(a) e pelo(a) prof(a). Orientador(a) e entregue na Coordenação de Curso ou Unidade Acadêmica responsável pela monitoria para providências e encaminhamento ao SEPDE (Setor de Projetos da Diretoria de Ensino - unidade de tramitação SEI!). A certificação da atividade será disponibilizada no SISGRAD, na área do(a) próprio(a) estudante, após a confirmação da entrega do relatório. O certificado de monitoria fica disponível no SISGRAD, após o recebimento do relatório no sistema.